Integração e interface    

Integrar sistemas desde uma simples interface com um banco dedados até questões mais complexas envolvendo transformações e múltiplas fontes de dados bem como a pesquisa e definição da melhor solução tecnológica para atender à necessidade.

Abaixo segue uma lista das principais integrações que atuei:

  • Sistema Web com doze sistemas integrados:
    • SAP CRM
    • SAP CCS
    • SAP ECC
    • SAP PI
    • Mainframe Paulista
    • Mainframe Piratininga
    • Oracle comercial
    • Oracle GIS
    • POS
    • Totem
    • SERASA
    • Comunicação por SMS

  • Integração telefonia CTI com SAP CRM

Viabilização da integração entre a camada de telefonia que utiliza solução Siemens OpenScape Contact Center com o SAP CRM através do módulo ICI.
O SAP CRM é a ferramenta usada pelos atendentes do Call Center para registro das necessidades dos clientes. A integração proporciona um atendimento mais rápido (TMA) e uma satisfação maior do cliente, pois informações digitadas pelo cliente na URA já são diretamente internalizadas na tela do SAP evitando que a informação seja solicitada ao cliente e o 
tempo de digitação.

  •  Integração SAP HR e Active Directory(AD)
Desenho e implantação de sincronismo entre o SAP HR e o AD para garantir que os usuários de rede mantenham as mesmas informações existentes no RH bem como mitigar apontamentos de auditoria decorrentes de desligamentos de funcionários. Também o cadastro no SAP HR é mantido com o e-mail de rede do usuário. Essa integração foi feita diretamente por programa ABAP utilizando RFCs standard do SAP (LDAP Connector) customizando um report ABAP às necessidades da empresa.

     





  • Integração SAP HR e fornecedor vagas.com
Durante o projeto de RH surgiu uma interface com um fornecedor onde havia limitações de protocolo entre o SAP PI e o sistema do fornecedor que opera em REST. Apoiamos oferecendo e implantando alternativa.

  • Migração de solução de gestão de telefonia
ETL utilizando SQL-Server e DTS;
Integração com bases de dados Informix.
Viabilização de migração “AS-IS” na fase 1. Definições de ações necessárias para migração dos DTSs para SSIS.


   
    
 Vivência em projetos    
Participação em projetos de pequeno, médio e grande porte, de implantação, upgrade e rollout de soluções de TI. Envolvimento nas fases:
  • Blueprint
  • Desenho de solução
  • Realização
  • Testes unitários
  • Testes integrados
  • Testes de stress
  • Cut-over
  • Go-live
  • Estabilização

   
    
 Soluções Sharepoint    
  • Gestão de documentos digitalizados – Solução para indexação (TimerJob) e consulta (search) de documentos digitalizados por fornecedor e disponibilizados para alguma áreas da empresa.
  • Sistema de controle de transações – Solução de workflow Sharepoint para otimizar as decisões da alta direção da empresa, onde os projetos com alçada significativa são discutidos e avaliados previamente à reunião deliberativa, tornando a reunião muito mais efetiva. A atuação nesse projeto foi como gerente de projetos, coordenando equipe contratada para a tarefa, mediador entre as diversas gerencias envolvidas, analista de negócio e na absorção de conhecimento referente à ferramenta para futuro KT (knowledge transfer) com a área de sustain. Projeto particularmente desafiador devido ao perfil de exposição (alta direção) e a existência de mais do que um vice-presidente da empresa como sponsor.


   
    
 Sistema de monitoramento de soluções    

Criação de sistema baseado em agentes e uma central de monitoração que permite identificação e ação da equipe de TI independentemente de acionamentos.

Agentes desenvolvidos para uma analise end-to-end dos sistemas e tornam possíveis as avaliações de falhas ou degradação de desempenho:

  • Monitoração SAP CRM/CCS: Efetua simulação de processos rotineiros executados pelos atendentes do Call-center no SAP Gui. Executa os processos no próprio SAP Gui via SAPScript e armazena indicadores.
  • Monitoração SAP PI: Efetua simulação de interfaces existentes no SAP PI.
  • Monitoração Web: Desenvolvido em duas partes, uma dentro da própria solução Web,onde são analisados as principais funcionalidades e os resultados são expostos por interface visual (HTML), mobile e XML. O Agente se conectar ao XML para expor e armazenar a amostra monitorada.

   
    
 CPFL - Agência Virtual - Integração SAP CRM/CCS    

Sistema de atendimento via Internet integrada ao sistema comercial da empresa.

Desta vez houve um grande projeto de migração do Mainframe para a plataforma SAP módulos CRM e CCS.

Um projeto que exigiu uma grande mudança de paradigmas e foi oportunidade de melhorias estruturais e desenvolvimento em novas plataformas. Também trouxe uma vivência de projetos muito boa, pois durante o mesmo passaram mais de 300 profissionais.
O sistema compreende uma gama de 15 perfis de acesso entre o auto-atendimento (cliente que acesso o site) e credenciados. Distribuídos entre essas interfaces disponibilizamos mais de 30 serviços.

O projeto “Agência Virtual” nasceu em 2001 com o objetivo de atender no máximo 100 clientes por mês. Durante esses tempos conseguimos diversas vitórias como premio da ABRADEE em 2007 com projeto de destaque e em 2006 atingimos o grande feito de, pela primeira vez no Brasil, nas empresas do setor elétrico, o volume de atendimentos pela Internet superou o do Call Center.


Na época o feito foi apenas com relação à CPFL Piratininga, uma das distribuidoras do grupo, que girava em torno de 100 mil atendimentos. Hoje isso é realidade para todas as distribuidoras que utilizam a Agência Virtual e já são mais de 700 mil serviços gerados por mês nesse canal. Só de TMA são economizados alguns milhões ao mês.


Além da camada Web que é acessada diretamente pelo navegador existem também:

  • Totem – Máquina de auto-atendimento touchscreen distribuída em diversas agência de atendimento.
  • POS – Máquinas do tipo “cartão de crédito” que estão distribuídas em diversos parceiros e geram serviços
  • SMS Center – acesso a serviços via SMS.

Na plataforma SAP, utilizando a ferramenta PI® da SAP, desenhamos uma camada com conceitos SOA que permitiu a reutilização das funções por outras soluções (URA e outros portais) com um esforço bastante reduzido.

Além da solução funcional, foram desenvolvidas ferramentas de monitorização que permitem o acompanhamento da plataforma, com ferramentas visuais, alertas automáticos por e-mail e SMS o que permiti ações pró-ativas, mitigando qualquer indisponibilidade ou falha do sistema.





   
    
 CPFL - Agência Virtual - Integração SQL-Server, Oracle, Mainframe    

Sistema de atendimento via Internet integrada aos diversos sistemas da empresa a fim de gerar serviços para clientes com a menor necessidade possível de intervenções manuais.

Para isso o sistema teve que se integrar a um grande número de bases de dados, das quais o maior desafio foi com relação aos mainframes (2).

Existem diversas formas de acesso à base mainframe, porém com não fazia parte da estratégia da CPFL investir nessa plataforma e o projeto inicialmente era para atender a um número pequeno de clientes - a Internet ainda não era realidade para maioria em 2001, inicio do projeto – a solução empregada foi a de emular as telas do mainframe através de terminal 3270.

Essa emulação possuía um pool de conexões desenvolvido pela equipe responsável pelo projeto. Esse pool gerenciava o uso de cada terminal, acelerando o processo de consulta. Com certeza, manter esse pool ativo foi o maior desafio.

Nessa época a solução anterior foi revista, propondo uma nova estrutura e permitindo uma grande flexibilidade na utilização da ferramenta com um público foco que variava desde os com menos recursos até os mais abastados.

Essa flexibilidade permitiu o surgimento de sistemas satélites à Agência Virtual que reaproveitam funcionalidades como o Totem de auto-atendimento e máquinas de POS.


   
    
 Sistema de gestão do Regulatório CPFL (SISGERE) – 2005    

Tem o objetivo de acompanhar, controlar e disponibilizar informações relativas aos processos de fiscalização e regulatório-administrativos. Isso permite acompanhar, junto aos órgãos reguladores, a tramitação de assuntos do interesse das empresas do grupo CPFL Energia.

Solução disponível na intranet e internet e através de um controle de eventos e workflow, gerencia o andamento de todo o processo, acompanhando tanto ações internas da CPFL como externas.

Apesar do desenvolvimento em 2005, até 2011 outras empresas do setor especulam com a CPFL a possibilidade de fornecer o sistema, pois não há no mercado algo que supra a necessidade da mesma forma que essa solução.


   
    
 Módulos - FlexCast - 2004    


Um site de publicação de streaming com várias ferramentas, como por exemplo, no caso de uma palestra ao vivo você pode dispor de envio de pergunta on-Line, chat, fórum e downloads referentes à palestra.

Você pode publicar um filme em vários formatos (Windows media, Real, QT), várias velocidades (28k, 56k,...,300k), dispõe de controle total de todas as ferramentas relacionadas ao clipe em sua área administrativa e um controle de usuários dessa administração, que pode ser feita diretamente pelo cliente final sem perigo de alterar dados de outro.
Desenvolvido em PHP com base MySQL e hospedado em Macintosh acessando streaming em servidores Windows e Macintosh.
É uma solução de vídeos streaming que pode ser considerada com precursora de soluções como Youtube.

   
    
 Conexão BrasilPrev - 2003    


Revista interativa da BrasilPrev para executivos, totalmente desenvolvida em ASP e MS SQL Server 7.0, que possui duas áreas, uma de "front-end" e outra de administração.
No "front-end", o usuário pode ter acesso as últimas notícias, agenda e se cadastrar para receber boletim via e-mail.
Na área administrativa, o responsável que possuir um "login" e senha pode dar manutenção nas notícias, eventos, pessoas cadastradas, controle e envio de boletins.
Uma ferramenta independente de nenhuma outra ou de mão de obra especializada para atualizar o conteúdo.

   
    
 BrasilPrev - Áreas de RH e Sala de Imprensa - 2003    


Após a satisfação do cliente com o produto "Conexão BrasilPrev", surgiram mais dois projetos. Agora para o site institucional da BrasilPrev, iríamos refazer as áreas de recursos humanos e a sala de imprensa.
Ambas as áreas possuem um "front-end" e uma área administrativa onde foi usada uma estruturação de banco de dados totalmente relacional.


RH
No "front-end", o usuário pode verificar as oportunidades de emprego que a BrasilPrev tem em aberto e cadastrar seu currículo no banco de dado da empresa.
Na área administrativa, pode-se dar manutenção em todas as tabelas do banco de dados e foi desenvolvido um sistema de busca que oferece vários critérios independentes, desde nome até nível de conhecimento no Word, e os resultados são apresentados em ordem de percentagem de acertos sobre os critérios que foram selecionados. Por exemplo, fulano teve 100% dos critérios que você solicitou, sicrano teve 75%. Após essa pesquisa, pode-se utilizar uma ferramenta semelhante à de cesta de compras de uma loja virtual, onde você acrescenta o candidato que lhe interessou em sua cesta e depois pode trabalhar e imprimir em sua pré-seleção.

Sala de Imprensa
Muito parecida com o Conexão BrasilPrev, porém com o público alvo de jornalistas, por isso é necessário um controle de acesso com "login" e senha, tendo também a ferramenta de envio de artigo para um amigo.

   
    
 Motorola StarTAC Virtual - 2001    


Reprodução virtual do celular da Motorola Startac.
Possui todas as funcionalidades do aparelho real com a exceção de que o aparelho não se comunica realmente, mas todas as funções, menus, memórias funcionam como o real.
Trata-se basicamente do manual de utilização do aparelho (à direita) e uma réplica dele onde se pode testar as informações do manual.

   
    
 CBT - Oracle Financials - 2000    


Computer Based Training (CBT) desenvolvido para uso interno na Motorola do Brasil, a fim de ensinar a utilização de um novo sistema de administração financeira que seria implantado.
Instalado em rede, era dividido em duas partes: usuário e relatório.
O usuário através de um "login" pode interromper e reiniciar seu estudo de onde parou, pois o CBT guarda várias informações sobre esse usuário em um banco de dados central.
Uma pessoa que tenha um "login" especial, pode utilizar a ferramenta de relatório para listar todos os usuários cadastrados no treinamento e avaliar seu andamento.

   
    
 STV - Rede Sesc Senac de Televisão    


Site desenvolvido em ASP e Oracle 8.
Sendo contatado com o projeto já em andamento, pois a antiga equipe não conseguiu apresentar resultados satisfatórios para o cliente. Encarei um projeto metade funcionando metade não.
O trabalho consistia em uma reestruturação do site com base em uma ferramenta administrativa que atualizaria o conteúdo do site.
Na área administrativa além de se atualizar o conteúdo textual também podia se atualizar alguns "layouts" de páginas como, por exemplo, a área de programas da TV onde através de uma matriz 7x4 pode-se dizer qual ícone de qual programa com seu respectivo "link" irá aparecer em qual área.

   
    
 Fique-Linda - 2002    


Portal de beleza totalmente desenvolvido em PHP, MySQL.
Todo o conteúdo do site é atualizável através de uma área administrativa. Nesta área pode-se não só dar manutenção no conteúdo mas também na diagramação da página fazendo o "upload" das imagens e informando como e onde elas apareceram em relação ao texto.
Também existe um controle para publicação de banners independente para cada tema.

   
    
 Igreja Presbiteriana de vila Maria - 2000    


Desenvolvi o site não só da igreja que é a que sou membro, mas também de outras entidades filantrópicas como instituições de ajuda a crianças carentes visando minhas responsabilidades com o social.

Este site possui uma ferramenta administrativa para ser usada por pessoas completamente leigas.

   
    
 Internet Group - iG - 2000    


Passei um mês apoiando a equipe de marketing que trabalha junto com Nizan Guanaes propondo soluções viáveis, no contexto tecnológico da internet, para as idéias que tinham e durante esse tempo fiz adequações no seu portal principal.

   
    
 Natura - 1998    


Foram desenvolvidos CD-ROMs, dos quais destaco o “Encontro Regional” que continha informações de caráter sigiloso, logo, necessitava de uma segurança diferenciada.
Entre outras capacidades o CD-ROM estabelecia uma conexão com a internet e checava informações do usuário em um banco de dados central.

   
    
 Divertire – Melhoramentos - 1996    


Ramificação da editora Melhoramentos responsável pela publicação de multimídia.
Forneci consultoria sobre o desenvolvimento em Macromedia Director em vários produtos que a empresa publicou.

   
    
 Outros sistemas    
Logos Web – Solução de despacho de serviço de campo via Web
Sistema de gestão Regulatória – Workflow de processo envolvendo áreas internas e órgãos regulatórios. Até hoje é referencia no setor.
Web logradouros – sistema de gestão central de endereços e segmentações.
Projetos Particulares – Cadastro e acompanhamento de projetos de grandes obras.
URA – integração com sistema comercial
SML – Sistema de leituras
SMS – Soluções de envio de SMS automatizado ou via interface gráfica para comunicações internas da empresa.
Portal 100 anos CPFL – Portal contendo depoimentos, vídeos e histórias dos 100 anos da empresa.
Pequenos portais Web